aqui ou algum lugar

Reflexões de Cotidiano, crônicas sobre os aspectos mais corriqueiros das nossas vidas, do sentido da vida à mobilidade urbana, e tudo mais o que puder fazer aqui ou qualquer lugar melhor. Vamos pensar juntos?!

Turismo de Cotidiano. Um estilo de viajar, a partir de experiências e atenção sobre o dia-a-dia. Conhecer algum lugar além dos principais atrativos turísticos. Por seu sabores, cheiros, costumes e histórias que fazem qualquer local muito especial. Vamos viajar juntos?

Sabático, palavra de origem hebraica que significa repouso, é um período que algumas pessoas decidem tirar para repensar suas carreiras e vidas. Sair da rotina para tomar novos rumos. Conheça como foi a experiência!

Aqui ou Algum Lugar

Este blog nasceu em 2012, para registrar descobertas, experiências e compartilhar o desejo genuíno de explorar o mundo e a si durante um período sabático. Muito diferente do que muitos pensam, o sabático é completamente inverso do “deixa a vida me levar”, mas sim fazer de uma interrupção a reflexão para um novo caminho. No meu caso, uma viagem cultural por mais de 10 países, inicialmente planejada para seis meses, mas que durou seus quase nove meses.

Neste período, descobri que o cotidiano me encanta! Observar comportamentos corriqueiros; conhecer pessoas interessantes e absolutamente comuns (como eu e você); sentir cheiros, sabores, sons; pensar em alternativas para fazer com que a vida seja melhor, no individual e no coletivo. Estar aberto ao que cada pessoa, cada situação, cada experiência pode nos ensinar. Porque, no final das contas, construímos as nossas vidas diariamente, em cada pequena e trivial ação. Pelas nossas reflexões, nossos valores, nossas escolhas, nossas atitudes. E, quanto mais compartilhamos e descobrimos cotidianos e culturas diferentes, mais nos conhecemos e nos abrimos para novas possibilidades.

A viagem acabou já faz algum tempo, mas o blog continua! Agora com o objetivo bem claro: colocar consciência sobre o cotidiano, independente do que, quando e onde. Assuntos relevantes sobre comportamento, cultura e convívio, abordados sob duas facetas:

O Turismo de Cotidiano, ao explorar novas perspectivas de experiências de viagens,
E a Reflexão de Cotidiano, ao analisar por outras óticas a realidade que nos cerca.

Se o objetivo é compartilhar, você é o principal convidado a dar sua opinião (para o bem e para o mal); perguntar, sugerir, dar dicas, compartilhar. Porque cotidiano de verdade, a gente vive junto!

Seja bem-vindo! Aqui ou Algum Lugar

Será o “onde” que nos define? Em casa? Ou no trabalho? Onde realizo minha obra? Nos ambientes sociais? No nosso país, influenciado pela cultura? Ou em viagens, quando não há preocupações?

Será o “quando”? Quando criança, mais perto da pureza do ser? Quando jovem, com a vitalidade e ímpeto? Quando serei idoso e terei vivido todas as experiências que marcaram a minha vida?

Será o “com quem”? Sozinho? Com a família? Com a pessoa por quem você está apaixonado? Com a pessoa que você escolheu para compartilhar a vida? Com os amigos, a família que a gente escolhe?

Será o “o que”? O que faço, o que realizo?
Será o “como”? O estilo que você escolhe viver a sua vida?
Será o “porquê”? O que te motiva, as causas escolhidas e engajadas?
Sozinho, ou com um monte de gente, ou apenas com aquela pessoa especial. Conversando, trabalhando, pensando, amando, vivendo. Saber quem é você, ter a coragem de ser você mesmo, de descobrir e construir este “você”, pelas experiências, pela troca, pela essência, pela realização de sua obra, pelo conjunto de tudo isso e mais um pouco.

Aqui ou Algum Lugar.